Política

O trabalho se desenvolve com treinamentos para líderes que atuam na política, pois verdadeiros líderes podem mobilizar multidões. As diversas crises que já ocorreram no ambiente político fizeram com que muitos desacreditassem nela. É urgente redescobrir o sentido do agir político. Este treinamento é proposto para Políticos e sua equipe que querem desenvolver o potencial de liderança.

Acredita-se que a transformação de uma sociedade só se tornará possível se os regentes de tal sociedade, somarem todas as forças, independentemente do partido de origem. Como diz Chiara Lubich (www.focolares.org.br), a fundadora do Movimento Político Pela Unidade “O grande projeto político da modernidade previa, como sintetiza o lema da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Mas se os dois primeiros princípios conheceram formas parciais de ação, a fraternidade ao contrário, a despeito das declarações formais, no plano político foi quase esquecida. Exatamente esta pode ser a característica do nosso Movimento: a fraternidade; por ela adquirem significados novos, e assim poderão ser plenamente alcançadas, a liberdade e a igualdade.”

Bratislava, maio – No Parlamento Eslovaco, Chiara Lubich, fundadora, apresenta o ideal da fraternidade a um grupo de deputados e prefeitos. “A fraternidade não seria um algo ‘a mais’ da política, mas a substância, e deveria definir seus métodos e objetivos. Somente assim a política adquiriria seu verdadeiro sentido, o de servir à comunidade, tendo o cidadão como sujeito ativo. Essa é a verdadeira política com autoridade de que o país precisa. O poder confere força, mas é o amor que confere autoridade”.

Nova York, maio – Chiara faz um pronunciamento no Palácio de Vidro da ONU, por ocasião de um simpósio organizado em sua homenagem: “Não basta excluir a guerra; devem-se criar condições para que cada povo se sinta impelido a amar a pátria alheia como a própria, num intercâmbio desinteressado de dons.”

Roma, outubro – O governo brasileiro admite Chiara Lubich na Ordem do Cruzeiro do Sul, em sinal de profunda gratidão pela sua vida e pela sua obra em favor do progresso do povo brasileiro, especialmente das classes menos favorecidas.

Informações sobre temas de palestras, CLIQUE AQUI!